O uso frequente de combustível adulterado pode causar vários problemas nos motores dos carros, dentre eles:
- Entupimento da bomba de gasolina – que fica
no tanque e leva o combustível até o motor. Com isso, o carro começa a
falhar e o motor “morre”, sendo preciso dar a partida várias vezes para o
carro voltar a funcionar.
- Corrosão do sistema de injeção eletrônica –
que é um conjunto de peças que injetam a quantidade exata de gasolina
nos cilindros para o motor funcionar, evitando desperdícios. Se esse
sistema parar de funcionar, o carro para também.
- Acúmulo de resíduos na parte interna do motor –
causado pela queima de gasolina adulterada. Esses resíduos ocupam o
espaço de movimentação das peças móveis do motor, dificultando a
articulação delas. Os resíduos podem atingir também a bomba de óleo. Os
defeitos no motor demoram mais a aparecer. Só aparecem cerca de 5000
km depois dos primeiros abastecimentos com gasolina adulterada.
ÍNDICE DE OCTANAGEM
Para uma gasolina ser de boa qualidade, deve ter alta octanagem. Isto quer dizer, ter alta resistência à compressão.
Os cientistas estão sempre em busca da mistura mais eficaz para melhorar o índice de octanos.
TABELA DE ÍNDICE DE OCTANAGEM DE ALGUMAS SUBSTÂNCIAS
Os cientistas estão sempre em busca da mistura mais eficaz para melhorar o índice de octanos.
TABELA DE ÍNDICE DE OCTANAGEM DE ALGUMAS SUBSTÂNCIAS
O limite estabelecido para o índice de octanagem
era de zero a cem. Mas com a busca constante de novas misturas, este
limite foi ultrapassado.
SUBSTÂNCIA
|
OCTANAGEM
|
Heptano
|
0
|
Pent-1-eno
|
91
|
2,2,4-trimetil-pentano
|
100
|
Benzeno
|
106
|
Metanol
|
107
|
Etanol
|
108
|
Álcool terc-butílico
|
113
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Éter-metil-terc-butílico (MTBE)
|
116
|
Éter-etil-terc-butílico (ETBE)
|
118
|
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