A gasolina, obtida pela destilaçao fracionada do
petróleo tem sofrido modificações com a evolução da indústria
petrolífera e dos motores de combustão interna. Os hidrocarbonetos,
componentes da gasolina, são membros da série parafínica, olefínica,
naftênica e aromática, e suas proporções relativas dependem do petróleo
e dos processos de produção utilizados. Hoje em dia, as gasolinas que
saem das refinarias são formadas de misturas criteriosamente
balanceadas desses hidrocarbonetos, visando atender aos requisitos de
desempenho dos motores.
Uma gasolina para consumo é composta pela mistura
de dois, três ou mais componentes obtidos em diferentes processos de
refino, podendo ainda receber a adição de outros compostos como tolueno,
xilenos, etanol anidro, metanol e outros aditivos especiais com
finalidades específicas, dentre elas os antioxidantes e antidetonantes.
OCTANAGEM DA GASOLINA
Para o motor de um carro funcionar bem, é necessário
que uma mistura de gasolina e ar seja borrifada no seu interior. No
interior do carro, a mistura recebe uma faísca elétrica e explode,
formando gases.
Esses gases aumentam a pressão dentro do cilindro de combustão, provocando a movimentação de um êmbolo, que faz o motor funcionar.
É a intensidade da energia liberada durante a explosão que faz com que o carro se movimente.
Dependendo da mistura, a gasolina , ao ser comprimida, pode explodir antes da hora, diminuindo a intensidade da explosão.
Uma gasolina de boa qualidade se ela tiver alta resistência à compressão, sem explosão prematura.
Cientistas usam dois hidrocarbonetos como padrão
para medir a qualidade a gasolina. Ao heptano, que apresenta baixíssima
resiStência à compressão, dá-se o valor 0 (zero) e ao
2,2,4-trimetil-pentano, o isoctano, que apresenta elevada resistência à
compressão, o valor 100 (cem). Então, uma gasolina com octanagem 90 é
aquela que se comporta como se fosse constituída de uma mistura de 10%
de heptano com 90% de isoctano.
FONTE:http://www.soq.com.br/curiosidades/
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