16 julho 2013

A Química da água pura




Há algo mais importante do que a saúde? Tente pensar em algo. Dinheiro? Bem, todo mundo quer dinheiro. Se possível, muito dinheiro. Mas você trocaria sua saúde por dinheiro? Amor, paz, felicidade, conhecimento, progresso profissional... nada vale mais do que a saúde e, ao mesmo tempo, tudo depende dela.


A Química sabe muito bem disso e trabalha constantemente para desenvolver produtos que preservem e fortaleçam a nossa saúde. E isto não se refere apenas a produtos que têm claramente esta finalidade, como os medicamentos ou os suplementos vitamínicos. Há muitos outros que há anos vem reduzindo os riscos à saúde humana sem que muita gente reconheça esse mérito. No tratamento da água, por exemplo, são utilizados diversos produtos químicos para garantir que esse líquido essencial à vida chegue até nós livre de impurezas e microorganismos. O cloro é um deles. Este produto químico inorgânico, com tantas aplicações na indústria (ele participa em vários processos de produção de matérias-primas) é também um dos principais agentes bactericidas utilizados no tratamento de água para consumo humano. Sem o cloro, seria muito difícil garantir o abastecimento de água pura, livre, por exemplo, do vibrião da cólera e de coliformes fecais, para pequenas, grandes e médias cidades.


Mas você pensa que essa participação pára por aí? Pergunte a qualquer dona de casa qual é um dos produtos com características desinfetantes mais utilizado nos lares: a água sanitária. Aliás, hipoclorito de sódio. Solução com baixa concentração de cloro, este produto desenvolvido em 1820, além de alvejante, tem alta eficiência na eliminação de microorganismos. Tanto que o hipoclorito de sódio também é indicado para a lavagem de verduras e legumes. Isto mesmo. Basta dissolver uma quantidade mínima na água que será utilizada na lavagem desses alimentos para garantir uma eficiente higienização. Quer mais? Lembre-se das crianças brincando na piscina. Aquela água límpida, refrescante, é mantida assim graças à aplicação de diversos produtos químicos, entre os quais, muito provavelmente, estará o cloro. Por razões óbvias. Afinal, todos sabem que a coisa mais importante neste mundo é a saúde. O resto vem depois.

Texto: Luiz Carlos de Medeiros ( MTb: 12.293)
Fonte:ABIQUIM 

Nenhum comentário: