14 julho 2013

A Química que lava roupa suja


Calma! Não é essa a "roupa suja" que você está pensando.

 A química, infelizmente, não pode ajudar nesses casos. Mas, quando se trata da prosaica roupa nossa de cada dia, tenha certeza, é a química que garante o seu retorno, limpa e cheirosa, para um novo uso. E ela não está presente apenas nos sabões em pó, alvejantes, amaciantes ou outros produtos utilizados em todos os lares na lavagem das roupas que nos ajudaram a ganhar mais um dia. A química, na verdade, participa de todo o processo, facilitando e tornando mais rápida essa tarefa tão importante e necessária.

Você imaginaria, por exemplo, que a máquina de lavar roupa é, em sua essência, um produto de origem química? Difícil, não? Pois é. Observe os diversos modelos de máquinas existentes no mercado. O plástico, de origem química, está presente em todas as versões. Em algumas, a tampa é produzida com polipropileno, ou simplesmente PP. Em outras, com copolímero à base de acrilonitrila, estireno e acrilato, ou ASA, um produto recentemente desenvolvido pela química. Na maioria, o cesto interno foi produzido em polipropileno, as engrenagens em poliacetal, os conectores elétricos com poli (tereftalato de butileno), ou PBT, e o dispenser (o recipiente onde se coloca o amaciante) em ABS (copolímero de acrilonitrila, butadieno e estireno). Os fios são revestidos por PVC. As mangueiras, na grande parte dos casos, também foram construídas com PVC e o náilon pode estar equipando sua máquina para reduzir ruídos. Há, ainda, as tintas e óleos lubrificantes utilizados nas máquinas de lavar, produtos também gerados pela química.

Você, muito provavelmente, já parou para pensar na evolução dessas verdadeiras auxiliares domésticas que são as máquinas de lavar roupa. Antes enormes e barulhentas, propensas com alguns anos de vida à oxidação e com reduzida capacidade, hoje são mais silenciosas, mais leves, mais compactas. Graças, é claro, à química, que desenvolveu produtos que revolucionaram processos e substituíram, com vantagens, outros materiais. Mas você tem razão: para que se preocupar com isso, justamente agora que sua esposa pode simplesmente apertar um botão para lavar aquele monte de roupa suja e dedicar todo o tempo a você? O melhor mesmo é aproveitar esses momentos preciosos e deixar a química fazer o resto. Afinal, ela está aí para isso mesmo: desenvolver novos materiais e produtos para melhorar a nossa vida. Portanto, relaxe.

Texto: Luiz Carlos de Medeiros ( MTb: 12.293)
FONTE: ABIQUIM

Nenhum comentário: