29 setembro 2013

Estratégia do exame antidopagem

A urina como matriz de escolha
A urina é considerada o melhor material para o diagnóstico do abuso de drogas no esporte em função da facilidade de coleta, da garantia de evitar a adulteração e por se tratar de uma via de eliminação de todos os fármacos. Ela contém moléculas representativas de todas as substâncias presentes no
organismo, sejam elas endógenas ou exógenas.

A urina é um fluido biológico que pode sofrer mudanças na sua composição desde a coleta até o momento de análise, o que possibilita interpretações errôneas sobre o estado do indivíduo. Um fator determinante da velocidade dessas alterações é a temperatura de armazenamento, que pode favorecer as alterações químicas e microbiológicas, acelerando o crescimento bacteriano.

Nos exames antidopagem, as substâncias proibidas pela Agência Mundial Antidopagem são analisadas a partir da urina. Em geral, são avaliadas somente de forma qualitativa, ou seja, se estão presentes ou não nas condições definidas. A deteção do abuso de esteroides endógenos e de compostos para os quais já foram definidas concentrações limite mínimas (concentrações de corte ou threshold) exigem métodos quantitativos de análise. A maioria dos métodos de análise ébaseada na cromatografia acoplada à espectrometria de massas. Normalmente, busca-se analisar a droga de dopagem, ou droga mãe, podendo ser analisados um ou dois metabólitos, dependendo das características da transformação da droga no organismo. No caso dos esteroides, o Limite Mínimo de  Desempenho Requerido (LMDR, “MRPL”, “Minimum Required  Performance Limit” AMA 2004) pode chegar até 2 ng/mL.A análise das substâncias banidas pela AMA é dividida em duas categorias, a análise por triagem e a de confirmação.

O objetivo da triagem é apontar amostras suspeitas para análise posterior. Um método de triagem ideal deve ser simples, rápido, seletivo, sensível e gastar o menor volume possível de urina. Em função do grande número de substâncias banidas, métodos de triagem multi-resíduos, ou seja,  métodos capazes de detetar várias drogas ao mesmo tempo, são desenvolvidos com o objetivo de englobar todas as substâncias em um menor número possível de triagens. Todas as amostras suspeitas encontradas são confirmadas a partir da reanálise da urina, usando uma nova fração da mesma, por um método altamente específico e sensível.

Durante o processo de análise, amostras controle são usadas contendo propositadamente a substância de dopagem que se quer analisar para fins  de comparação, bem como amostras de urinas sem contaminação.
 Todas as amostras (amostra suspeita e controles) devem ser preparadas ao mesmo momento.
Os critérios de identificação são regulamentados pela AMA através de documentos técnicos, a fim de harmonizar os procedimentos entre os trinta e cinco laboratórios de controle de dopagem acreditados no mundo atualmente, gerando resultados defensáveis.

Dopagem? Estou fora...


FOnte: Abq

Nenhum comentário: